BIOMAS do BRASIL e seus serviços ambientais

Bioma  é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia o solo e a altitude específicos

Olá amigo do desenvolvimento sustentável. É muito bom recebe-lo em nossa página.

Bioma  é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas:  Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa (Campos Sulinos) e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.

Saiba um pouco mais sobre os mesmos e suas características. Ótima leitura.

Campos Sulinos: São os campos dos biomas brasileiros Pampa e Mata Atlântica. Garantem serviços ambientais importantes, como a conservação de recursos hídricos, a disponibilidade de polinizadores, e o provimento de recursos genéticos.

Cerrado: O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.

Caatinga: Possui um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país.

Mata Atlântica: Mesmo reduzida e muito fragmentada, estima-se que na Mata Atlântica existam cerca de 20.000 espécies vegetais (cerca de 35% das espécies existentes no Brasil), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Pantanal: Sendo a maior planície alagável do mundo, é o elo entre as duas maiores bacias da América do Sul: a do Prata e a Amazônica.

Amazônia: O Bioma Amazônia é um conjunto de ecossistemas interligados pela Floresta Amazônica e pela Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas, a mais densa de todo o planeta.

Paixão pela sustentabilidade e compromisso com a excelência em conformidade socioambiental.