ESG pela visão da oportunidade financeira

Há dúvidas, principalmente para as médias e pequenas empresas, se o ESG traz benefícios financeiros. Se esse é seu caso, esse texto é para você. 

Traz. E não estou falando agora em redução de custos da sua operação, que é medido pelo break even (ponto de equilíbrio) dos seus investimentos.

Também não estou falando da mitigação de risco socioambiental  junto ao mercado de capitais* que oferecerá as melhores condições de financiamento para seu investimento como prazo, taxa, carência e outros.

Estou falando é de oportunidades e acesso às melhores linhas e condições para seus investimentos. Aqui está o pulo do gato.

Conhecendo e gerenciando seus indicadores pela plataforma GLAS, tendo a visão completa socioambiental da sua operação, acompanhando a sua conformidade legal, observará inúmeras oportunidades para o seu negócio.

Algumas destas oportunidades são agora regulamentadas na Linha Eco invest Brasil. 

Abaixo, demonstro alguns requisitos legais que tornam o que falei acima como verdadeiro. Para sua empresa, somente a Portaria 964 é importante monitorar. Ou deixar o GLAS fazer isso por você. Vamos lá:

A Portaria MF Nº 964 DE 11/06/2024 indica a elegibilidade das ações. Destaco para economia circular, uso de energia limpa através da adoção de fontes renováveis, situar-se dentro de sua cadeia produtiva de forma sustentável – usar o GLAS -, bioeconomia com o agronegócio e sua cadeias, adaptação à mudança climática entre outros.

A RESOLUÇÃO CMN Nº 5.130, DE 25 DE ABRIL DE 2024  é mais técnica, voltado a instituição financeira sobre os financiamentos ao amparo da Linha Eco Invest Brasil.

Por fim, a MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.213, DE 22 DE ABRIL DE 2024, no Capítulo VI, fala da viabilidade das operações no mercado de capitais* com vistas à captação de recursos no exterior por empresas, investidores e instituições financeiras sediados no País, para fins de financiamento de projetos que atendam a portaria acima.

No artigo 2 indica o manual operacional pelo mercado e o que os agentes financeiros** irão exigir:

  • maximização da adicionalidade ambiental e social;
  • alinhamento às melhores práticas nacionais e internacionais para classificação de atividades de transição;
  • maior impacto nos temas de gênero e diversidade;

Dito isso, seu agente financeiro** poderá ajudá-lo.

ESG é para todos. ESG em tudo.

BIOTERA, trabalha com você e para você

(*) instrumentos financeiros para empresas e governos captarem recursos financeiros.

(**) profissional – PJ e PF – que trabalha com operações financeiras diversas no mercado financeiro.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?