MOTIVAR A APRENDER NA EMPRESA COMPETITIVA

A preparação da força de trabalho é a arma mais importante para a concorrência neste século

*Hoje é preciso representar como as competências são formadas. Por meio de treinamento as pessoas devem adquirir a capacidade de ´aprender a aprender´, por meio de ação de ´motivar a aprender´ e de ´aprender a motivar´. Somente desta forma a empresa pode oferecer a seus colaboradores segurança para o futuro* Enrico Auteri , ex presidente da FIAT – Itália

Tudo acima leva em direção a sociedade do conhecimento. A mesma é intrigante porque quando você compartilha o seu conhecimento, você não deixa de tê-lo. Diferente do que acontece com os recursos extraídos por aí.

Certamente ninguém jamais investiu na ´ignorância´ (ou já?), mas também pouco ou nada se investiu de forma clara e direta no conhecimento. Investiu-se em competência de material e de suporte, não de modo estrutural e orgânico no que tange o viver e sobreviver da empresa.

Atenção às pessoas

Um projeto e gestão de atualização contínua é a principal segurança que a empresa pode oferecer às pessoas quanto ao seu futuro. Potencializar a qualificação é portanto um investimento que a empresa deve fazer em benefício do desenvolvimento dos indivíduos e de sua própria competitividade.

Fundamental aqui é a integração com as universidades e centros de excelência.

Aprender a aprender

Numa organização enxuta enfatiza-se a necessidade que cada nível hierárquico – cada vez com menos importância – seja possuidor ou gerador de valor agregado.

Uma comunicação interna é fato indispensável para divulgar e reforçar valores agregados e sobre princípios que devem reger os comportamentos e as condutas sociais e profissionais como a missão empresarial, andamento da empresa, clientes, código de conduta empresarial e profissional que apoiam a qualidade dos processos internos a serviço do cliente.

Imaginação, campos de solução, transferência de valores e conhecimento e estímulo ao crescimento profissional é uma nova ordem.

Motivar a aprender

Não é alta a porcentagem das pessoas que usam com persistência e motivação todas as competências adquiridas. 

A aprendizagem não deve ficar apenas nos temas eficiência e eficácia, mas também com a motivação: É importante motivar os profissionais da empresa para que deem continuidade à atividade de aprender. 

A mudança no desenvolvimento pessoal passa por aqui.

Aprender a motivar

Por toda instabilidade que os negócios passam, as incertezas no contexto competitivo, as tradicionais alavancas motivadoras também entram em crise.

A capacidade de motivar está calcada numa série de qualidades pessoais

Não se pode mais aplicar as formas tradicionais e os gestores devem ´reaprender´ como dar diretrizes, como elevar as pessoas às direção desejada, como agir com coerência e como entender a si mesmo.

BIOTERA, trabalha com você e para você