O termo Serviços Ambientais esta completamente associada a preservação e a qualidade da vida em um ambiente saudável.
O uso dos recursos ambientais gera custos e benefícios que pouco é compreendido em um sistema de mercado por meio de preços. Muito embora os recursos tenham valor econômico, na medida em que seu uso altera o nível de produção e consumo da sociedade. Com isso, percebemos que o sistema econômico continua fechado e isolado e acredito que o grande equivoco da moderna gestão empresarial é ignorá-lo em sua contabilidade.
Esse serviços são os que a natureza presta a todos os seres vivos do planeta, como a manutenção da biodiversidade, purificação do ar e armazenamento de carbono, filtra e promove a qualidade da água, decomposição de resíduo natural, geração e manutenção da fertilidade do solo, regulação do clima, polinização das espécies alimentares e da vegetação natural, entre outros tantos serviços que aqui poderíamos narrar.
Nos anos 90, começaram os estudos para saber qual é o valor econômico destes serviços e quanto custaria substituí-los, se possível. Chegou-se, em 1997, ao valor de U$33 trilhões de dólares anuais e o PIB mundial da época era de U$18 trilhões. Ressalto que PIB mundial de 2008 foi de U$ 69.698 trilhões.
Com a exploração exacerbada dos ecossistemas em busca de espaço físico e de recursos naturais, verificou-se a escassez de alguns dos serviços ambientais antes prestados gratuitamente pela natureza. Em resposta a escassez desses serviços, bem como diante da constatação de que os instrumentos de comando e controle não eram suficientes para garantir o provimento dos serviços ambientais, alguns países adotaram experiências de remuneração pela manutenção de tais serviços.
É aí que entra o princípio conhecido como REDD (Reduce Emissions for Deforestation and Degradation), ou Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação. A ideia é criar valores econômicos para a floresta em pé, ou para o desmatamento evitado, como tem sido chamado.
Como outros mercados, um poluidor poderá compensar suas emissões comprando créditos de quem ainda tem o que conservar. Por outro lado, se um dono de floresta mantiver a mata em pé será compensado financeiramente. O REDD propõe compensações financeiras aos proprietários de matas naturais, que prontificam a proteger suas florestas por 60 anos, ganhando durante todo este período.
Espero ter contribuído um pouco mais sobre o que realmente é o Desenvolvimento Sustentável.
Transforme seu Negócio com a Consultoria ESG da BIOTERA
No cenário empresarial atual, o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social não é apenas um diferencial – é uma necessidade. As empresas líderes de mercado reconhecem que integrar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas operações não só promove um mundo melhor, mas também impulsiona o crescimento e a lucratividade. É aqui que a BIOTERA entra em ação.
Quem Somos
A BIOTERA é uma consultoria especializada em ESG e SSMA, dedicada a ajudar empresas a se alinharem com os mais altos padrões de sustentabilidade e responsabilidade. Com uma equipe de especialistas apaixonados por transformar negócios, oferecemos soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas de sua empresa.
Missão: Sermos reconhecidos como empresa criadora de modelos replicáveis de gestão socioambiental que implementem uma economia inteligente e humanizada, aumentando as condições de crescimento da economia e da sociedade.
Visão: Comprometemo-nos a assegurar que nossos clientes estejam em conformidade com práticas sustentáveis, através de informações e oportunidades que impulsionam a competitividade e a longevidade de seus negócios por meio da sustentabilidade.
Valores: Compromisso com métodos de Desenvolvimento Sustentável; Ética presente em todas as relações; Crença na dinamização socioambiental correta através de comunidades economicamente incluídas e motivadas; Busca incessante por tecnologias sociais e ambientais.
Nossos Serviços
Auditoria Rigorosa: Realizamos auditorias detalhadas para verificar a conformidade em todos os níveis de operação. Isso ajuda a identificar e mitigar riscos socioambientais, garantindo que nossos clientes estejam sempre um passo à frente.
Gestão de Riscos Socioambientais: Compreendemos que a gestão de riscos socioambientais é essencial para o sucesso do negócio. Trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes para identificar e parametrizar riscos, desenvolvendo estratégias sólidas para sua mitigação.
Suporte Técnico Especializado: Nossa equipe de especialistas está sempre à disposição para oferecer orientação técnica. Acreditamos que o conhecimento é poder, e nosso compromisso é capacitá-lo para lidar com os desafios socioambientais de forma eficaz.
Qualificação e Gestão Socioambiental da Cadeia de Suprimentos: Nossa expertise nessa área permite que sua empresa navegue com confiança pelos desafios socioambientais que podem afetar sua cadeia de suprimentos. Com uma abordagem especializada, avaliamos minuciosamente os riscos associados a fornecedores, parceiros e processos, identificando áreas de vulnerabilidade e oportunidades de melhoria.
Na BIOTERA, acreditamos que cada empresa tem o poder de fazer a diferença. Estamos aqui para ajudá-lo a transformar esse potencial em realidade, criando um futuro sustentável e próspero para todos.
Escolha a BIOTERA como sua parceira em ESG e leve seu negócio ao próximo nível. Juntos, podemos construir um mundo melhor, um negócio de cada vez.